Página inicial > Gabinete da Reitora > Construção de biblioteca e refeitório no Campus Avançado Uruguaiana é pauta de reunião com a equipe diretiva
Notícias Gabinete

Publicado em Quarta, 08 de Mai de 2024, 12h20 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em agenda no Campus Avançado Uruguaiana no mês de abril, a reitoria Nídia Heringer e a equipe diretiva da unidade discutiram os projetos para a construção de uma biblioteca e um refeitório, utilizando recursos da consolidação e expansão da rede federal, por meio do Novo PAC.

reunião ug1

Foto: Reunião no campus avançado Uruguaiana discute obras da consolidação/ARP

O Novo PAC prevê R$ 1,4 bilhão para investimentos em infraestrutura nos campi de institutos federais já implantados. A reitora Nídia Heringer explicou que serão realizadas as obras que o Ministério da Educação considera como “enxoval mínimo” de um campus, tendo como prioridade a construção e ampliação de refeitórios, bibliotecas, quadras poliesportiva, sedes para as reitorias que ainda não possuem, auditórios, laboratórios e salas de aulas.

Ela também destacou que, neste primeiro momento, para o IFFar, foi indicada a construção de três bibliotecas – em Uruguaiana, Panambi e Jaguari; um refeitório em Uruguaiana; e a reforma e/ou ampliação de outros três refeitórios em Jaguari, São Vicente do Sul e Frederico Westphalen.

Durante a reunião, foram designadas áreas específicas para a construção da biblioteca e do refeitório no campus, bem como discutidas as adaptações estruturais necessárias. A arquiteta do IFFar, Fabíola Machado, destacou que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) sinalizou investimentos de R$ 1,7 milhão para a construção do refeitório e R$ 1,6 milhão para as bibliotecas, e que o planejamento e as demandas do campus precisam ser adaptados a esta realidade orçamentária.

planta do projeto biblio

Foto: Arquiteta Fabíola Machado detalha projetos arquitetônicos da obra da bilbioteca e refeitório

O projeto da biblioteca é baseado no projeto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), enquanto o do refeitório foi elaborado por ela, sendo uma proposta de planta baixa, com 140 metros quadrados. Fabíola também ressaltou que será necessário no mínimo um ano de obras.

Os processos licitatórios para contratação das empresas responsáveis pela construção dos novos prédios já iniciaram e devem ser concluídos ainda no primeiro semestre deste ano. Com isso, as obras nas unidades poderão começar já no segundo semestre de 2024, com funcionamento previsto para 2026.

Biblioteca

A biblioteca atualmente está instalada em uma sala de aula de 70 metros quadrados, incluindo acervo, área de processamento técnico, área de estudo e área de atendimento. De acordo com a bibliotecária do campus, Kauana Amaral, as principais urgências são quatro salas de estudos individuais, um banheiro adaptado, espaço para acomodar o uso de guarda-volumes e área de proteção externa.

Refeitório

O Diretor do Campus Avançado Uruguaiana, Jhonathan Silveira, destacou a intenção do campus em ter um refeitório com capacidade de atendimento para 400 estudantes para atender a demanda de alunos projetada para a unidade nos próximos anos. Atualmente, o campus atende 80 alunos por vez, oferecendo 130 cafés da manhã e 140 almoços.

O refeitório funciona de forma adaptada na estrutura que foi construída para ser a lanchonete e área de convivência do campus. Devido à limitação do espaço, o ingresso dos alunos é planejado conforme o término das aulas, intercalando a saída das turmas para atender à capacidade do local, impactando diretamente no horário de funcionamento das aulas e do expediente da unidade.

A nutricionista do campus, Cintia Rodrigues, explicou que o refeitório a ser construído deverá atender 200 alunos de forma simultânea, possibilitando uma ampliação do atendimento, e que os estudantes com turno livre consigam almoçar no campus. Ela também ressaltou que a construção do refeitório possibilita sua gestão própria, permitindo maior controle e autonomia da instituição na produção de alimentos e na qualidade da refeição servida.

No formato atual, as refeições são levadas até o campus por uma empresa contratada. O novo refeitório vai permitir um melhor recebimento e distribuição da alimentação.

Também foram discutidas as prioridades de infraestrutura além das estabelecidas pelo Novo PAC, bem como os planos de expansão da unidade.

Assessoria de relações públicas