Página inicial > Frederico Westphalen > FIQUE POR DENTRO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NEABI CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN EM 2023
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 18h46 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

No mês de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra, o NEABI do Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen desenvolveu algumas ações, com o objetivo de refletir sobre questões como a diversidade cultural, as contribuições da população negra para a formação da sociedade brasileira, religiosidade e racismo estrutural, entre outras temáticas. Foram desenvolvidas ações em sala de aula, além de duas exposições. Em sala de aula, os estudantes apresentaram trabalhos sobre Mitologia Africana e os Reinos Africanos nas aulas de História. Também estudaram elementos dos povos dos terreiros nas aulas de Geografia.

Por fim, nas aulas de Arte, assistiram e discutiram os documentários “Chico Rei entre nós” e “A coisa tá preta”. Além disso, o projeto de extensão Histórias de Kuiãs e Griôs apresentou sessões de contação de histórias para alunos do ensino fundamental I de escolas públicas de Taquaruçu do Sul, Iraí e Erval Seco. Essas ações fazem parte de um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do ano, que iniciaram com formação para os servidores do IFFar campus Frederico Westphalen; palestras para estudantes da cidade de Taquaruçu do Sul; aulas sobre os movimentos indígenas, presença e resistência indígena, principalmente nos territórios do Norte do RS; e Sarau Literário sobre autores indígenas.

Para finalizar as ações, estão em exposição uma coletânea de personalidades negras nos corredores do prédio central e na entrada do prédio de administração do campus. Ainda, pode ser visitada na biblioteca a coleção de livros de autoras e autores africanos e afro-brasileiros, assim como a exposição sobre personalidades negras na literatura.

Quer participar do NEABI do IFFar campus Frederico Westphalen?

Procure um dos professores que participam do Núcleo. Sua participação é muito importante!