Página inicial > Frederico Westphalen > DIA NACIONAL DA PESSOA SURDA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO E DA CONSCIENTIZAÇÃO
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 11h09 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Em 26 de setembro, o mundo celebra o Dia da Pessoa Surda, uma data importante para destacar questões de inclusão, acessibilidade e conscientização sobre os desafios enfrentados por pessoas com surdez. Esta data, muitas vezes esquecida, tem um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades e no combate ao estigma associado à surdez.

O Dia Nacional da Pessoa Surda tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as necessidades e direitos das pessoas surdas em todo o mundo. É uma oportunidade para celebrar as conquistas e contribuições das pessoas surdas em diversos campos, bem como para refletir sobre os obstáculos que ainda precisam ser superados.

A inclusão é um dos temas centrais do Dia da Pessoa Surda. A acessibilidade em ambientes educacionais, de trabalho e de lazer é fundamental para garantir que as pessoas surdas tenham as mesmas oportunidades que as demais. Isso inclui a disponibilidade de intérpretes de língua de sinais, legendas em vídeos, tecnologias de assistência e o respeito à língua de sinais como meio de comunicação legítimo.

Além disso, a conscientização sobre a surdez é essencial para combater estereótipos e preconceitos. A surdez não é uma limitação, mas sim uma característica da diversidade humana. É importante que a sociedade compreenda que as pessoas surdas têm habilidades e talentos únicos e que podem contribuir de maneira significativa em todas as áreas da vida.

Neste Dia da Pessoa Surda, é fundamental que todos nós reflitamos sobre como podemos promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para as pessoas surdas em nossa comunidade. Isso inclui ações simples, como aprender o básico da língua de sinais, respeitar as necessidades individuais de comunicação e apoiar políticas e iniciativas que promovam a acessibilidade.

Além das celebrações tradicionais deste dia, uma homenagem foi prestada à estudante do curso de Administração do IFFar/FW, Letícia da Roza. A jovem, que é surda, recebeu uma singela lembrança entregue pelo Coordenador do Curso, Prof. Stephano Nunes, como reconhecimento por seu comprometimento e dedicação, sendo inspiração para todos os que a conhecem, sua história demonstra que a inclusão é uma jornada contínua que traz benefícios para toda a comunidade acadêmica.

A Coordenação de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais – CAPNE/FW também homenageou a estudante, vinculando nas mídias sociais do campus um emocionante vídeo, onde a estudante Letícia traz uma mensagem sobre sua alegria em estudar no IFFar/FW, além do vídeo, a estudante está ensinando sua língua materna, a Libras para os estudantes dos primeiros anos dos cursos Técnicos em Administração, agropecuária e Informática.

O Dia da Pessoa Surda é uma oportunidade para celebrar a diversidade e a riqueza da comunidade surda e para reafirmar nosso compromisso com a inclusão e a igualdade. É um lembrete de que, juntos, podemos construir um mundo mais inclusivo e acessível para todos, honrando pessoas como a Letícia por suas significativas contribuições.