Página inicial > Frederico Westphalen > ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DO IFFAR/FW REALIZAM CIRURGIAS DE CASTRAÇÃO
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Terça, 12 de Setembro de 2023, 13h20 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Sob a supervisão da Professora Silvana Vidor, os alunos do Curso de Medicina Veterinária do IFFar/FW realizaram cirurgias de castração de cães e gatos no LEPEP de Anestesia e Cirurgia Veterinária do campus.

Eles puderam observar e participar de todo o processo, desde o preparo do centro cirúrgico e ambulatório, paramentação, execução de exames físicos iniciais, incisão, sutura, contato com instrumentos e equipamentos, até os procedimentos de recuperação pós-cirurgia.

De acordo com a Professora Silvana, a finalidade foi fornecer conhecimento no que se refere às atividades teórico-práticas em cirurgias de pequenos animais para que os estudantes possam desenvolver competências e habilidades necessárias na realização de cirurgias eletivas na rotina clínica.

Segundo informações repassadas pela Professora, somente no ano de 2022 foram realizadas castrações de 41 animais, sendo 14 gatos e 27 cães, a intenção é que em 2023 esse número seja ainda maior.

A castração é muito importante, pois ajuda na prevenção do câncer de mama, neoplasias testiculares, hérnias perineais, câncer de próstata, além disso, melhora o comportamento proporcionando uma melhor qualidade de vida para o animal de estimação.