Página inicial > Frederico Westphalen > PARTICIPAÇÃO IFFAR/FW NO JIF-SUL 2023
Notícias Frederico Westphalen

PARTICIPAÇÃO IFFAR/FW NO JIF-SUL 2023

Publicado em Sexta, 08 de Setembro de 2023, 15h03 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

O Campus Frederico Westphalen, como as outras 10 unidades do Instituto Federal Farroupilha, participou dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIF-Sul), cuja edição de 2023 ocorreu na cidade de Blumenau/SC, entre os dias 29/08 e 1.º/09. Estavam aptos a participar estudantes classificados em suas etapas internas, nascidos a partir de 2004, e que cursam Ensino Médio Integrado, Superior ou Subsequente. Foram palco dos jogos as excelentes instalações do SESI-Blumenau, como também no complexo esportivo de Timbó/SC (onde ocorreram as duas etapas de atletismo).

O Campus Frederico Westphalen participou com 16 estudantes-atletas das seguintes modalidades/competições:

• 800m rasos feminino, com a estudante Joana Rogeri;
  • lançamento do dardo feminino de 600g, com a estudante Amanda Alves Zancan;
  • arremesso de peso feminino de 4kg, com a estudante Maria Eduarda Ienerich;
  • salto em distância feminino, com a estudante Bárbara Pérez Dreyer;
  • 400m rasos masculino, com o estudante Isaac Corrêa Gonçalves;
  • 1500m e 5000m rasos masculino, com o estudante Daniel Gustavo Lima Piovesan;
  • equipe de revezamento 4x400m, composta por Pedro Ademir Matias Júnior, Erick Nathiel Orth, Isaac Corrêa Gonçalves, Daniel Gustavo Lima Piovesan e Carlos Aires (reserva, aluno de SVS);
  • equipe de xadrez masculino, composta por José Luiz Buzatto Kunz, Kauã Picolli Barbosa, Gilian Pietrzacka Marques e Daniel Casarin da Rosa, orientados por nosso colega Eduardo Ribeiro Albuquerque, assistente de alunos do campus, profissional de Educação Física por formação, e coordenador do projeto de xadrez;
  • participação como reforço da estudante Laura Chiarello Gazola, na equipe de futsal feminino, cuja representação geral era do Campus Santa Rosa;
  • participação como reforço da estudante Ana Carolina Padilha Wagner, na equipe de vôlei feminino, cuja representação geral era do Campus São Vicente do Sul;
  • participação como reforço do estudante Gabriel Bonato Micheloti, na equipe de handebol masculino, cuja representação geral era do Campus Panambi.

A experiência de representar a instituição em um evento que conta com quase 900 participantes, dos seis institutos federais da região sul (além do IFFar, IFRS, IFSul, IFPR, IFSC, e o anfitrião IFC) gera um sentimento de pertencimento e responsabilidade muito importantes aos estudantes, que de maneira exemplar, portaram-se irretocavelmente durante a viagem. Tal aspecto culminou em importantes realizações e vivências inesquecíveis. Um exemplo foi ter nossa aluna Laura Chiarello Gazola, do terceiro ano do Curso Técnico em Informática, escolhida pelos professores da delegação do IFFar a representar a instituição como atleta do revezamento da tocha olímpica. Após a participação com apenas 4 estudantes nos jogos de São José do Rio Preto/SP, quando as classificatórias para os jogos nacionais se fizeram de maneira direta, ocorridos em 2022, o Campus FW quadruplicou sua representação do IFFar neste ano, sinalizando que o esporte escolar praticado com qualidade é aliado do processo formativo dos estudantes. Os atletas de xadrez tiveram a oportunidade de ser arbitrados pela Mestre Internacional de Xadrez, Prof.ª Regina Ribeiro e Prof.ª Laura Araújo, auxiliadas por Vitória Caroline Blau, momento marcante para os representantes do xadrez do campus. Também se ressalta que todos e todas participantes do atletismo melhoraram significativamente suas marcas em relação a sua participação do JEIF 2023, sediado pelo Campus FW em junho do corrente ano. Mesmo quem ficou em quarto lugar, conseguiu superar suas marcas e demonstrar evolução em um espaço relativamente curto de treinamento. Esse aspecto reforça o comprometimento dos estudantes com sua participação.

Os destaques das premiações ficaram para:

• MARIA EDUARDA FERREIRA IENERICH, 3.º lugar no arremesso de peso feminino;
  • AMANDA ALVES ZANCAN, 3.º lugar no lançamento de dardo feminino;
  • DANIEL GUSTAVO LIMA PIOVESAN, 2.º lugar nos 1500m rasos masculino;
  • ISAAC CORRÊA GONÇALVES, 2.º lugar nos 400m rasos masculino;
  • EQUIPE: PEDRO ADEMIR, ERIK, CARLOS (SVS) E ISAAC, 2.º lugar no revezamento 4x400m masculino;
  • LAURA CHIARELO GAZOLLA, 3.º lugar no futsal feminino, compondo com a equipe base de Santa Rosa.

Texto Prof. Anderson Fetter, 05/09/2023.