Página inicial > Frederico Westphalen > Licenciatura em Matemática realiza abertura oficial de dois importantes programas que integram a Política Nacional de Formação de Professores
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 11h20 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

Na noite do dia 6 de outubro foi realizada a abertura oficial das atividades de dois importantes programas de incentivo e de aprimoramento de formação de docentes para a Educação Básica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Residência Pedagógica.

As duas conquistas foram possibilitadas mediante a aprovação de dois projetos institucionais, em editais específicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ambos preveem a execução de vários subprojetos, dentre eles, os subprojetos de Matemática e Física, que serão desenvolvidos pelos cursos de Licenciatura em Matemática do IFFar – Campus Frederico Westphalen, juntamente, com os cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física, do IFFar – Campus de São Borja.

O propósito do PIBID consiste em proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. A inserção do Curso de Licenciatura em Matemática do IFFar-Campus Frederico Westphalen, neste programa, se dará mediante a parceria firmada com a Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, contando a participação de oito licenciandos/bolsistas, coordenados pela professora Fernanda Hart Garcia (IFFar/FW) e supervisionados pela professora Sheila Salete Vendrusculo (EEEM Cardeal Roncalli).

O Programa Residência Pedagógica, por sua vez, tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. A inserção neste programa se dará em parceria com a Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju e contará com a participação de cinco licenciandos/bolsistas, orientados pela Professora Ana Queli Mafalda Reis Lauterio (IFFar/FW) e pelas preceptoras, professoras Daniela Marion e Marliza Brondani Peretto (EEEB Sepé Tiaraju).

Ambos os programas propiciam um espaço de ampliação de vivências significativas para a formação docente, mediante a inserção de licenciandos no seu futuro contexto profissional, o desenvolvimento de práticas inovadoras e a reflexão e correlação da prática com os conhecimentos teóricos do campo da educação, contribuindo assim, para a concretização de um dos objetivos do curso de Licenciatura em Matemática do IFFar-Campus Frederico Westphalen, o qual consiste em formar cidadãos capazes de conhecer, analisar, detectar e propor alternativas para a melhoria das condições de educação da região.