Página inicial > Alegrete > Alunos do Curso Técnico em Agropecuária participam de atividade prática de enxertia
Notícias Alegrete

Publicado em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 14h06 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Na tarde do dia 1º de setembro, os alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária participaram de uma atividade prática de enxertia, desenvolvida na disciplina de Agricultura III - Fruticultura.

A atividade foi realizada na LEPEP (Laboratório de Ensino, Pesquisa, Ensino e Produção) - AGRI III do IFFar. Participaram desta prática os alunos dos 3° anos (A e B). A ação foi ministrada pelo Técnico Agrícola Carlos Augusto Barcellos Squizani, a convite do Professor Edenir Luis Grimm.

Nesta atividade os alunos puderam aprender os aspectos técnicos da realização da enxertia de garfagem, que consiste propagação assexuada de vegetais superiores, na qual se colocam em contato duas porções de tecido vegetal, de tal forma que se unam e, posteriormente, se desenvolvam, originando uma nova planta. Essa nova planta é formada por duas partes: o enxerto e o porta-enxerto.

enxertia.png

Os métodos de enxertia, como no exemplo da imagem acima, são classificados de acordo com o tamanho, posição do caule e tipo de corte. De forma geral, existem três técnicas principais para fazer enxerto. Cada uma é mais adequada a uma espécie de planta, sendo elas a enxertia de Garfagem, enxertia de Borbulha e enxertia de Encostia.

A atividade agregou um grande conhecimento e experiência aos acadêmicos, visto que puderam interagir os saberes teóricos com a prática.