Página inicial > Eventos Institucionais > Novembro Negro - Lançamento do documentário "Quando a universidade é a nossa casa"

Calendário de Eventos

Sexta-feira, 11. Novembro 2022, 09:40 - 11:20
Visualizações : 624
por gabinete_svs
De 10 a 30 de novembro, a comunidade escolar e acadêmica do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul poderá conferir atividades relacionadas ao Mês da Consciência Negra, que busca refletir sobre problemáticas e lutas da população afro brasileira.

“Quando a Universidade é a Nossa Casa”: documenta a ocupação antirracista na reitoria da UFSM de 2017. A produção narra as trajetórias de Emi e Wil, ambos afrodescendentes periféricos, que acompanharam os eventos como moradores da Casa do Estudante da UFSM e protagonistas de ações antirracistas.

O documentário é uma nova edição do projeto “Juventudes Negras Periféricas”, desenvolvido entre 2011 e 2013, e que registrou em audiovisual as trajetórias de parte dos cotistas que criaram as primeiras organizações de estudantes negros e negras da instituição, o Coletivo Afronta e a AENUFSM.

A experiência foi premiada, em 2013, como uma das três melhores experiências didáticas de Ensino de História pela Associação Nacional de História (ANPUH) em sua Seção do Rio Grande do Sul. A nova edição, desenvolvida pelo Práxis – Coletivo de Educação Popular, conta com a parceria da TV OVO, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSC, câmpus Canoinhas, da plataforma de Cultura Negra (Cultne) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), entre outros. A produção tem trilha sonora de compositores locais e nacionais, como MC Magrão e MC Will Akim, Alice Ruiz, Itamar Assumpção, Alzira E e Sérgio Loroza.

- Direção: Cícero Santiago de Oliveira, Esther Faria,  Maria Rita Py Dutra e Elias Cósta.
- Produção: Movimento Práxis – Coletivo de Educação Popular e TV OVO.
- Financiamento: Lei Aldir Blanc. Prefeitura Municipal de Santa Maria.
- Idioma: Português.
- Classificação Indicada: 15 anos.
- Duração: 43 minutos.
3 (2).png

A programação foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro brasileiros e Indígenas (NEABI-SVS). Confira a programação completa aqui: https://www.instagram.com/neabi_iffarsvs/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Local Auditório Central