Página inicial > Qualificação de Mestrado - Adriana Andrade Bastos - 19/08/2022 - 14h

Qualificação de Mestrado - Adriana Andrade Bastos - 19/08/2022 - 14h

Publicado em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 16h45 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

Título do projeto: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Alex Sandro Gomes Leão

Resumo:
Este estudo tem como objetivo refletir sobre os desafios e potencialidades encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido e metodologias ativas no ensino da Matemática em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha IFFar – Campus São Borja. Esta pesquisa busca identificar os conhecimentos prévios dos docentes sobre as TDIC no intuito de promover a integração e inovação em suas práticas pedagógicas a fim de instigá-los a buscar novas alternativas de ensino mais eficazes. O referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich (2018) e Horn e Stalker (2015), com os quais a pesquisa estabelece diálogos apresentados pelos entrevistados, com o propósito de subsidiar as reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido e das metodologias ativas como alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de Matemática. A pesquisa poderá sinalizar que o ensino híbrido pode abrir múltiplas possibilidades de trabalho com as metodologias ativas, possibilitando ao aluno se tornar protagonista do seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino híbrido; Metodologias Ativas; Ensino da Matemática.

Data da qualificação: 19 de agosto de 2022

Local: IFFar - Campus São Borja