Página inicial > ProfEPT do IFFar já soma 57 dissertações e produtos educacionais defendidos

ProfEPT do IFFar já soma 57 dissertações e produtos educacionais defendidos

Publicado em Segunda, 28 de Março de 2022, 16h15 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) iniciou suas atividades na instituição no segundo semestre de 2017. Até o momento foram quatro turmas ingressantes, sendo que a quinta turma deverá ingressar na primeira semana de abril. A cada novo ingresso temos 24 mestrandos, sendo que deste total 12 são servidores da Rede Federal de Educação e 12 são de ampla concorrência.

Até o início do primeiro semestre de 2022, já são 57 dissertações e produtos educacionais  defendidos, sendo que mais 09 dissertações e produtos deverão ser defendidas até julho de 2022.

As dissertações e produtos educacionais desenvolvidos no programa têm como foco os problemas e as questões relacionados à Educação Profissional e Tecnológica vivenciados dentro da própria instituição.

Neste sentido, o ProfEPT do IFFar além de atender a comunidade interna (servidores), que se qualifica e melhora sua prática profissional, também contribuiu para o processo de verticalização do ensino na instituição, permitindo que egressos se insiram na pós-graduação, após concluir o ensino superior no IFFar.

Ademais, o ProfEPT também cumpre com a sua missão de ofertar a sociedade regional um espaço para a formação e a qualificação de outros profissionais não vinculados à instituição.

Assim, a sociedade como um todo tem obtido resultados positivos com o programa, e este cumpre com uma das principais premissas dos Institutos Federais que é promover o desenvolvimento regional por meio da educação.

Nesse momento o programa conta com 33 mestrandos matriculados e mais 24 novos discentes que ingressaram em 2022.

Além das dissertações e produtos educacionais, os mestrandos e docentes do ProfEPT IFFar também são incentivados a desenvolverem produções bibliográficas tais como, a produção de capítulos de livros e livros completos, artigos em periódicos acadêmico-científicos e também a participarem de eventos científicos regionais, locais e internacionais.

Também são estabelecidas parcerias com redes de ensino tais como a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica, com o CECI - Ciclos de Estudos sobre Currículo Integrado (Grupo de estudos desenvolvido em parceria entre IFFar e UNIJUÍ) e, mais recentemente integrando também do Observatório do Currículo Integrado do IFFar. Também, têm-se parcerias com grupos de pesquisa de outras instituições para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria institucional e interinstitucional como forma de ampliar a divulgação das pesquisas e oportunidades acadêmicas para os servidores e a comunidade.

Atualmente o ProfEPT IFFar conta com um site próprio. Na página do programa é possível acessar os trabalhos já defendidos, itinerário formativo, linhas de pesquisa, discentes e docentes do programa, calendários do curso, inserção social, documentos e formulários, notícias relacionadas ao programa, contatos, entre outras informações.

Acesse o site do ProfeEPT IFFar: https://www.iffarroupilha.edu.br/profept-iffar

Assunto(s):