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Defesa dissertação nugea
Quinta-feira, 11. Julho 2024, 08:30 - 09:30
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por ascom
Prezadas e prezados!!!
O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica., Polo IFFAR, Campus Jaguari, tem a honra convidar para a Defesa pública de Dissertação e Produto Educacional do(a) Acadêmico(a) Newton del Cueto Gonçalves - 11/07/2024 - 08:30h.
Título da Dissertação: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: Práticas Educativas de um Núcleo Ambiental em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Produto Educacional: ROTEIRO PARA RODAS DE CONVERSAS COM VISTAS A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA NO IFFAR - CAMPUS SÃO BORJA-RS
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748595
Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo
Resumo: O presente estudo desenvolveu-se junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, nível de mestrado, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A pesquisa parte do pressuposto que no âmbito dos Institutos Federais de Educação prevaleça uma educação com base em pressupostos teóricos com ênfase na integração e na transversalidade do currículo. Neste sentido, o ensino desenvolve-se não somente no âmbito da sala de aula, mas por meio da pesquisa, da extensão e da atuação de Núcleos de Estudos e Apoio a comunidade Acadêmica. No IFFar, um destes Núcleos em Ação é o Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA), cuja responsabilidade é executar a Política Ambiental Institucional. Neste sentido, o problema de pesquisa investigado foi “Que concepções de currículo integrado perpassam as práticas que envolvem a Educação Ambiental desenvolvidas no âmbito do NUGEA no Instituto Federal Farroupilha?”. O objetivo geral da pesquisa foi definido como “Investigar as ações desenvolvidas pelos Núcleos de Gestão e Educação Ambiental do Instituto Federal Farroupilha, com vistas à compreensão das práticas desenvolvidas pelos mesmos e a perspectiva de integração do currículo.” A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos orientadores sobre Educação Ambiental na instituição e também Notícias Informativas produzidas e publicadas no site da instituição e também nas redes sociais da mesma. A análise dos dados se deu mediante a metodologia da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como principais resultados sinalizados pela pesquisa percebe-se um esforço em desenvolver atividades que envolvam a Educação Ambiental numa perspectiva e formação omnilateral e interdisciplinar, com vistas à formação propedêutica e profissional, no entanto, as estratégias de ação ainda são insipientes e estão mais focadas em atividades que envolvem o desenvolvimento estratégias de ação menos complexas em termos de organização, que podem ocorrer em curto prazo, como por exemplo, palestras, oficinas, workshops, cursos abertos à comunidade; implementação de projetos interdisciplinares, atividades lúdicas, hortas escolares, campanhas de conscientização, e visitas no espaço escolar. Também estratégias chamadas de comunicação e mobilização Social, que envolve basicamente a divulgação de informações por diferentes meios de comunicação com vistas a formação da consciência para as questões relacionadas à educação ambiental. Em alguns campi do IFFar, o estudo não identificou atividades/estratégias de ação do NUGEA. Como produto educacional foi organizado um roteiro para roda de conversa, com foco voltado para a Educação Ambiental crítica reflexiva e sustentável, direcionada aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Em conclusão, percebe-se a importância do trabalho do NUGEA em nível institucional, entretanto as políticas de ação do núcleo ainda são incipientes necessitando de apoio e compreensão sobre a importância de desenvolvimento das mesmas para a formação humana e integral.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Institutos Federais de Educação; NUGEA; Práticas educativas.
Data da defesa: 11 de julho de de 2024
Horário: 08:30 h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência, caso desejarem assistir, podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
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Profa. Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Polo IFFAR - Campus Jaguari - (55) 3255-0203
Portaria 07/2023
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O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica., Polo IFFAR, Campus Jaguari, tem a honra convidar para a Defesa pública de Dissertação e Produto Educacional do(a) Acadêmico(a) Newton del Cueto Gonçalves - 11/07/2024 - 08:30h.
Título da Dissertação: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: Práticas Educativas de um Núcleo Ambiental em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Produto Educacional: ROTEIRO PARA RODAS DE CONVERSAS COM VISTAS A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA NO IFFAR - CAMPUS SÃO BORJA-RS
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748595
Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo
Resumo: O presente estudo desenvolveu-se junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, nível de mestrado, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A pesquisa parte do pressuposto que no âmbito dos Institutos Federais de Educação prevaleça uma educação com base em pressupostos teóricos com ênfase na integração e na transversalidade do currículo. Neste sentido, o ensino desenvolve-se não somente no âmbito da sala de aula, mas por meio da pesquisa, da extensão e da atuação de Núcleos de Estudos e Apoio a comunidade Acadêmica. No IFFar, um destes Núcleos em Ação é o Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA), cuja responsabilidade é executar a Política Ambiental Institucional. Neste sentido, o problema de pesquisa investigado foi “Que concepções de currículo integrado perpassam as práticas que envolvem a Educação Ambiental desenvolvidas no âmbito do NUGEA no Instituto Federal Farroupilha?”. O objetivo geral da pesquisa foi definido como “Investigar as ações desenvolvidas pelos Núcleos de Gestão e Educação Ambiental do Instituto Federal Farroupilha, com vistas à compreensão das práticas desenvolvidas pelos mesmos e a perspectiva de integração do currículo.” A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos orientadores sobre Educação Ambiental na instituição e também Notícias Informativas produzidas e publicadas no site da instituição e também nas redes sociais da mesma. A análise dos dados se deu mediante a metodologia da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como principais resultados sinalizados pela pesquisa percebe-se um esforço em desenvolver atividades que envolvam a Educação Ambiental numa perspectiva e formação omnilateral e interdisciplinar, com vistas à formação propedêutica e profissional, no entanto, as estratégias de ação ainda são insipientes e estão mais focadas em atividades que envolvem o desenvolvimento estratégias de ação menos complexas em termos de organização, que podem ocorrer em curto prazo, como por exemplo, palestras, oficinas, workshops, cursos abertos à comunidade; implementação de projetos interdisciplinares, atividades lúdicas, hortas escolares, campanhas de conscientização, e visitas no espaço escolar. Também estratégias chamadas de comunicação e mobilização Social, que envolve basicamente a divulgação de informações por diferentes meios de comunicação com vistas a formação da consciência para as questões relacionadas à educação ambiental. Em alguns campi do IFFar, o estudo não identificou atividades/estratégias de ação do NUGEA. Como produto educacional foi organizado um roteiro para roda de conversa, com foco voltado para a Educação Ambiental crítica reflexiva e sustentável, direcionada aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Em conclusão, percebe-se a importância do trabalho do NUGEA em nível institucional, entretanto as políticas de ação do núcleo ainda são incipientes necessitando de apoio e compreensão sobre a importância de desenvolvimento das mesmas para a formação humana e integral.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Institutos Federais de Educação; NUGEA; Práticas educativas.
Data da defesa: 11 de julho de de 2024
Horário: 08:30 h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência, caso desejarem assistir, podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
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Profa. Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Polo IFFAR - Campus Jaguari - (55) 3255-0203
Portaria 07/2023
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