Página inicial > Panambi > Produção e doação de sabão para comunidades atingidas por enchentes
Notícias Panambi

Produção e doação de sabão para comunidades atingidas por enchentes

Publicado em Quinta, 16 de Mai de 2024, 16h35 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Nos dias 14 e 15 de maio, professores e estudantes dos cursos da área da química do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, se uniram para uma nobre causa: produzir sabão para doação às comunidades afetadas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, foram fabricados 300 litros de sabão líquido e 70 kg de sabão em barra.

A iniciativa surgiu dos próprios estudantes, que se mobilizaram para ajudar as comunidades atingidas pelas enchentes. A produção foi realizada em parceria com a vereadora Merilin Dessbesell, que desde a pandemia desenvolve o projeto "Sabão na Mão". Esse projeto envolve um grupo de mulheres que produz sabão em barra para ser distribuído junto com cestas básicas pela Prefeitura de Panambi.

Além de fornecer ajuda imediata, a produção do sabão em barra teve um caráter sustentável, pois foi feita a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha usado. Essa abordagem não apenas ajuda a reduzir o desperdício, mas também contribui para a conscientização sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.

Os estudantes dos cursos Técnico em Química, Tecnologia em Processos Químicos e Química Industrial do IFFar – Campus Panambi foram os principais responsáveis pela campanha de recolhimento de materiais e pela produção do sabão, utilizando dois laboratórios de química do Campus. Essa ação demonstra a importância do engajamento acadêmico em projetos sociais e ambientais, reforçando a ligação entre o conhecimento científico e a responsabilidade comunitária.

Essa iniciativa do IFFar não só atende às necessidades imediatas das comunidades afetadas pelas enchentes, mas também promove a sustentabilidade e a solidariedade, servindo como um exemplo de como a educação e a comunidade podem trabalhar juntas para enfrentar desafios e ajudar aqueles que mais precisam. O IFFar - Campus Panambi agradece a parceria com a vereadora Merilin, mantendo a instituição à disposição para dialogar sobre parcerias para iniciativas futuras.